sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

::: MARTE VISTO DO TAMANHO DA LUA CHEIA? ESQUEÇA! :::

::: MARTE VISTO DO TAMANHO DA LUA CHEIA? ESQUEÇA! :::





Marte do tamanho da Lua Cheia. Seria incrível se fosse verdade!

Desde 2003, e sempre em agosto, um boato ronda a internet. Geralmente a falsa notícia chega por e-mail, em algumas versões, e em várias línguas. Mas em todas elas tentam vender a ideia de que o planeta Marte vai aparecer na noite do dia 27 de agosto do mesmo tamanho da Lua Cheia!

Seria mesmo incrível se isso acontecesse! E, de tão fantátisco, sem verificar a fonte, num típico ímpeto de internauta sempre abarrotado de informações, lá está o dedinho no mouse enviando a mensagem para todos da sua lista de amigos. E assim, o boato que fica hibernando por todos os outros meses do ano, revive a cada mês de agosto!

Venho escrevendo sobre isso ano após ano aqui no blog. Para não ser repetitivo, deixo os links abaixo onde explico a origem do boato e aprofundo o tema.

Espalhe os links abaixo. Indique também o link para este post. Ajude a disseminar pela internet o antídoto para este boato sobre o planeta vermelho que explora o desconhecimento de assuntos de Astronomia por parte da maioria das pessoas. Já que o boato existe, vamos aproveitar para pensar! E, principalmente, aprender um pouco mais sobre os mistérios do céu que, na verdade, nem mistérios são. Tratam-se apenas de fenômenos deliciosamente descritos e explicados pela Física!

E não fique triste se você havia recebido esta falsa notícia e já estava se preparando para o espetáculo. Para ficar do tamanho da Lua Cheia Marte, teria que chegar muito perto da Terra (cerca de 750.000km, praticamente o dobro da distância Terra-Lua). Mas, como Marte tem cerca de 9 vezes a massa da Lua, de brinde, com o espetáculo observacional a olho nu, certamente teríamos sérios problemas com a gravidade extra, possivelmente catástrofes naturais.

Segundo Newton, "a força gravitacional entre dois corpos depende do produto de suas massas e do inverso do quadrado da distância entre eles". Com Marte mais perto da gente, seria como se nosso planeta ganhasse uma nova Lua, 9 vezes mais massiva e duas vezes mais distante.

Para efeito de comparação, veja abaixo o cálculo da força de atração Terra-Lua (FTL) e da força de atração Terra-Marte (FTM) supondo que a Terra tem massa M, a Lua massa m e Marte massa 9m. Usaremos ainda a ideia de que a distância média Terra-Lua é d e que Marte ficaria a uma distância de apenas 2d da Terra. G é uma constante na expressão da Lei da Gravitação Universal de Newton. Confira:

FTL = GMm/d²
FTM = GM9m/(2d)² = 9GMm/4d² = 9/4 x GMm/d² = 2,25FTL

Nesta situação hipotética, Marte exerceria uma atração gravitacional 2,25 vezes mais intensa do que a nossa Lua exerce sobre a Terra! Imagine só o efeito da gravidade marciana sobre a superfície do nosso planeta, em especial nos oceanos! É melhor deixar Marte lá longe, certo? E, quando quisermos vê-lo de perto, usamos um bom telescópio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário